sábado, 21 de janeiro de 2017

Célula Procarionte - Bactéria

As bactérias foram os primeiros organismos vivos a aparecer na superfície da Terra há aproximadamente 4,6 bilhões de anos e, graças a elas, o oxigênio passou a estar disponível na atmosfera e as concentrações de CO2foram reduzidas, o que permitiu que novos organismos se formassem.
Algumas organelas presentes nas células, inclusive, como as mitocôndrias e cloroplastos, são derivadas das bactérias chamadas de endossimbiontes, de forma que as células vegetais e eucariontes não existiriam sem elas.

Há bactérias que vivem em nosso organismo e não nos causam nenhum mal. É o caso das bactérias chamadas de lactobacilos, que vivem em diversas partes do nosso corpo, como o intestino, e impedem o desenvolvimento de outras bactérias que causam doenças.

As células procariontes, também conhecidas como protocélulas ou células procarióticas, pertencentes ao grupo Prokaryota do Reino Monera.
De partida, devemos tem em vista que existem dois tipos de células: procariontes ou eucariontes. Elas se diferenciam pelo seu funcionamento e pela complexidade de sua estrutura celular.
São organismos de tamanho relativamente pequeno e com composição e funcionamento bem simplificado, o que faz destes seres os primeiros organismos vivos no Planeta.
Eles surgiram há bilhões de anos como um grupo de criaturas unicelulares. Eram capazes de sobreviver em todos os ambientes, incluindo aqueles inóspitos, onde as condições de temperatura e pH seriam consideradas inadequados para o desenvolvimento de outros seres vivos.

Célula Procarionte

Principais Características

Exceto pelos micoplasmas, as bactérias possuem uma parede celular e sua característica mais peculiar é a falta de carioteca para subdividir o núcleo celular.
Dizemos que elas não possuem um núcleo verdadeiro, pois este é formado por algumas membranas que constituem o “nucleoide”, ou seja, um núcleo não separado.

A membrana plasmática possui permeabilidade, moléculas antigênicas. Ela é capaz de permutar substâncias com o ambiente exterior, bem como realizar a função de uma parede celular protetora.


Estas células se nutrem por meio de fontes de carbono e energia obtidas pelas ações:

  • ação fototrófica (empregam a luz solar como fonte de energia)
  • ação quimiotrófica (aproveitam energia de compostos químicos).

Fonte - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário